DRA. EROY SILVA DEFENDE AÇÕES ESTRUTURANTES PARA A PREVENÇÃO E POSVENÇÃO DO SUICÍDIO EM AMBIENTES EDUCACIONAIS DURANTE AUDIÊNCIA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS
- Dra. Eroy Silva

- 23 de abr. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 4 de ago.

No dia 23 de abril de 2024, a psicóloga e doutora em Ciências pela EPM/UNIFESP, Eroy Aparecida da Silva, participou como palestrante da audiência pública "Prevenção e Posvenção do Suicídio nos Espaços Educacionais", realizada pela Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados, em Brasília. A atividade foi presidida pela deputada Erika Kokay (PT/DF), autora do requerimento que originou o encontro.
Convidada na condição de representante do Coletivo Intercambiantes Brasil – Núcleo SP e da Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP), Eroy trouxe ao debate sua experiência consolidada na área da saúde mental e da política de redução de danos, com especial atenção à população jovem em situação de vulnerabilidade. Em sua intervenção, ela defendeu a importância de se construir redes de cuidado nos espaços educacionais que não apenas previnam o suicídio, mas também acolham e acompanhem familiares e comunidades afetadas — a chamada posvenção.
A audiência contou com a presença de especialistas, pesquisadores e representantes de entidades como a ABEPS, ABRASME, ReBraUPS, Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Saúde da SES/SP e Ministério da Saúde. Os relatos e propostas apresentados durante a reunião reafirmaram a urgência de estratégias intersetoriais que envolvam saúde, educação e cultura no enfrentamento do suicídio entre estudantes e trabalhadores da educação.
A participação de Eroy Silva evidencia seu compromisso ativo na construção de políticas públicas emancipatórias, baseadas na escuta, no cuidado e na valorização da vida — princípios que orientam sua atuação há mais de três décadas nos campos da saúde mental, arte-cultura e direitos humanos.



Comentários